Sobre

“The Image Remix” (“TRANSMUTED” e “A frame apart is a world of art” )

Um esforço para compreender, reunir e experimentar as formas contemporâneas de reutilização de trabalhos audiovisuais alheios para a construção de outros trabalhos, levando em conta a tendência atual de compartilhamento em massa de imagens (estáticas e em movimento) gratuitamente em plataformas online. Um outro fenômeno a ser observado é a tendência de alguns órgãos, governamentais e não governamentais de países diversos, em incentivar o “remix” das obras por eles disponibilizadas. 

O website “Transmuted” reúne filmes de curta metragem que têm sido montados exclusivamente com filmagens disponibilizadas gratuitamente, os chamados “free stock footages”. Esta técnica refere-se à utilizada na chamada “Filmes de colagem” predominantes na década de 1920.

Filme de colagem: “Um filme que justapõe cenas de ficção com imagens tiradas de fontes díspares […]” [Dicionário American Heritage® da Língua Inglesa, Quinta Edição. Copyright © 2016 por Houghton Mifflin Harcourt Publishing Company.]

O desafio de fazer filmes dentro dessas limitações é conseguir atribuir um sentido estético pessoal a um conjunto de cenas preexistentes dispersas e geradas por estranhos. Para definir uma seqüência peculiar de cenas de tal forma a poder contar uma determinada história e a obra final exalar unidade.

O website “A frame apart is a world of art” exibe as experiências de busca por “film stills” em meio aos milhares de frames contidos num determinado filme. Film stills são fotografias estáticas de um filme, em geral tiradas por um fotógrafo profissional encarregado de tirar fotos nos sets de filmagem durante toda a duração da produção de um filme. 

A experiência em “A frame apart is a world of art” é um trabalho retrospectivo, e se dá principalmente com filmes antigos e busca realizar ficticiamente o ofício de um fotógrafo de Stills que voltasse no tempo para fazer atrasado o seu trabalho e poder entregar as fotografias que melhor exprimissem o filme realizado.